segunda-feira, 16 de março de 2009

Group Apresentation

Every day I try to be a he
althy person!
I eat health food and practice some sports.
To be healthy, p
hysical activity is important because it can improve our health.
My name is Martinho and I love football, swimming and tennis. I would like to have more time to practise more sports.
My name is Adão and I practise cycling, basketball and sometimes I like walking.
My name is Arnaldo and I enjoy football, too.
My name is Josefa I don’t practise any sport, however I like tennis and riding my bike. At summer, I practise swimming.

Goodbye and remember physical activity should be part of our daily routine

Introdução

Exercício Físico e Saúde

Em qualquer idade, o exercício físico tem um papel importante na saúde, no bem estar e na

criação de estilos de vida mais saudáveis. Traz muitos benefícios aos Sistemas Respiratório e Cardiovascular, fortalece os músculos, é bom para regularizar o intestino, baixar o colesterol, perder peso e muitas outras coisas.

É recomendado para todas as idades, sendo que para os idosos é sempre melhor consultar um médico antes de começar a rotina dos exercícios físicos. Para um bom desenvolvimento e crescimento, começar a atividade física desde criança é o ideal. Jovens e adultos levam uma vida mais tranqüila e saudável quando tem o hábito de se exercitarem.

O importante é sempre fazer o que se gosta, andar ou correr, qualquer exercício é bom, ainda mais quando combinado a uma alimentação nutritiva. Principalmente para quem quer perder peso, um bom exercício aeróbico e refeições balanceadas são necessários para tal mérito. Um ponto é não fazer exercício nem quando estiver em jejum e nem com o estômago cheio.

A actividade física não deverá ser esgotante ou dolorosa para ser eficaz, mas deverá sempre ser praticada de uma forma regular.

segunda-feira, 9 de março de 2009

Definição de Exercício Físico


Exercício físico é qualquer actividade física que mantém ou aumenta a aptidão física em geral e tem o objectivo de alcançar a saúde e também a recreação. A razão da prática de exercícios inclui: o reforço da musculatura e do sistema cardiovascular; o aperfeiçoamento das habilidades atléticas; a perda de peso e/ou a manutenção de alguma parte do corpo. Para muitos médicos e especialistas, exercícios físicos realizados de forma regular ou frequente estimulam o sistema imunológico, ajudam a prevenir doenças (como cardiopatia, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, etc.) moderam o colesterol, ajudam a prevenir a obesidade, e outras coisas. [1] [2] Além disso, melhoram a saúde mental e ajudam a prevenir a depressão. [3] Todo exercício físico deve ser sempre realizado sob a orientação de um profissional ou centro desportivo qualificado, pois a prática de exportes somente nos permite atingir os objectivos esperados quando é devidamente orientada

Definição de Sedentarismo


O sedentarismo pode ser definido como falta de actividade física suficiente, o que pode afectar potencialmente a saúde da pessoa. É também considerado como doença do século. O sedentário é o indivíduo que gasta poucas calorias por semana com actividades ocupacionais.


Quais as consequências do sedentarismo?


A vida sedentária provoca literalmente o desuso dos sistemas funcionais. O aparelho locomotor e os demais órgãos e sistemas solicitados durante as diferentes formas de actividade física entram em um processo de regressão funcional, caracterizando, no caso dos músculos esqueléticos, um fenómeno associado à atrofia das fibras musculares, à perda da flexibilidade articular, além do comprometimento funcional de vários órgãos.

segunda-feira, 2 de março de 2009

Benefícios de Praticas de Exercícios Físicos

São indiscutíveis os benefícios que a prática de exercício físico traz ao corpo humano: benefícios psicológicos, locomotores e cardiovasculares. Neste último aspecto vários trabalhos têm comprovado o efeito protector que a prática regular de exercício físico têm para a ocorrência de eventos cardiovasculares.

A Saúde Começa na Alimentação! - Especialização em Aconselhamento Alimentar Uma boa alimentação e exercício físico regular são os principais factores envolvidos na promoção de um bom estado de saúde a curto, médio e longo prazo. É fundamental saber adequar a alimentação, do ponto de vista da qualidade e da quantidade, ao tipo de exercício físico praticado e aos objectivos pretendidos. Aprenda a Planear uma Dieta!